3

jul

Nossas publicações

Curso de capacitação para Trabalhos em Altura é exigência legal

A Norma Regulamentadora NR 35 completa em 2019 seu oitavo ano de vigência regulamentando o trabalho em altura e promovendo prevenção de acidentes fatais no trabalho.

Mesmo estando vigente há quase uma década, muitas empresas ainda tem dúvidas à respeito do conteúdo e alcance da norma que veio para estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

A norma considera o trabalho em altura como sendo toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. Com essa premissa, estabeleceu que é o empregador deve promover programa para capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura.

O trabalhador capacitado para trabalho em altura é aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, devendo ser renovado de forma bienal e sempre que ocorrer mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; evento que indique a necessidade de novo treinamento; retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias; e mudança de empresa.

Quanto ao conteúdo, o curso deve incluir, no mínimo:

  • a) normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
  • b) análise de Risco e condições impeditivas;
  • c) riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
  • d) sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
  • e) equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;
  • g) condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

A Conseg-SMS realiza cursos de segurança para trabalhos em conformidade com a NR 35, com certificação válida em todo o Brasil. Para maior conforto dos clientes, desenvolvemos o treinamento in company ou em instalações próprias.

Para maiores informações, entre em contato com o telefone (84) 3206.4800 ou pelo Whatsapp email consegsms@consegsms.com.br.

Deixe seu comentário

Categorias

Receba nossa Newsletter

Informe seu email

Cadastrar

Conseg SMS (c) 2013 - Todos os direitos reservados